Dolby Atmos para headphone chega ao Xbox

Com a chegada da creators update este ano os usuários de Xbox receberam suporte a tecnologia de som da próxima geração como o tão falado Dolby Atmos e o DTS:X. Entretanto para que tudo isso funcione você precisa de 2 fatores:

  1. Ter um Home-theater com suporte a estas novas tecnologias
  2. O jogo ou o filme que estiver rodando ter suporte a esta nova tecnologia

Atendendo a estes critérios é só ir nas configurações de seu console e setar “bitstream passthrough” para que a codificação do som seja feita pelo seu home theater. Bem simples.

Não preciso dizer que a qualidade de um áudio nestas formatações novas é muito níveis acima do conhecido surround 5.1 ou 7.1 que já estamos acostumados. Pois bem e a galera dos phones de ouvido como fica? Muita gente precisa utilizar de phones de ouvido para não acordar parentes ou não atrapalhar o convívio social no recinto que se joga. Hoje já existem excelentes fones de ouvido que fazem uma simulação de um som 5.1 ou 7.1. Mas não havia uma simulação de fone de ouvido de Dolby atmos até então. Até então! Hoje se disponibilizou-se na loja este app:

 

O que este app faz é mudar o padrão do output do xbox para uma nova formatação de áudio que simule um Dolby Atmos. Lembrando que é preciso ter um head-set de qualidade para tal assim como o filme ou o jogo ter o suporte a esta nova tecnologia. Um detalhe pertinente é que isso ocorre de forma simulada no ouvido, do mesmo jeito que os fones de ouvido 7.1 ou 5.1 tem esses canais simulados o Dolby Atmos para headphone simula esta nova tecnologia dando um resultado de melhor qualidade. Veja um vídeo mostrando a simulação de dolby atmos para headphones, utilizando a mesma codificação que o Xbox one irá suportar:

 

Mas é importante dizer que por melhor que seja o seu headphone com dolby atmos o resultado real só será obtido com um bom Home-theater de última geração. A qualidade de um belo aparato de som nunca será igualada por um headphone que faz a tecnologia  de som de maneira simulada.

O app ainda não se encontra disponível na Microsoft store brasileira. E apesar dos insiders terem a opção de colocar a saída do phone de ouvido em dolby atmos nas configurações do console, essa opção ao ser colocada ainda não funciona, ocorre um aviso que precisará baixar este app descrito acima para funcionar. Acreditamos que em breve todas as stores terão o app!