Microsoft revela controle para realidade aumentada e virtual

Durante a sua conferência anual para desenvolvedores para as plataformas Microsoft a mesma anunciou o que está por vi em se tratando de realidade aumentada nos dispositivos Windows.

Para permitir manipulação precisa tanto em ambientes de realidade aumentada, quanto de realidade virtual a Microsoft mostrou o seu novo controle de movimentos. O diferencial da solução da Microsoft para as outras, está que assim como os headsets de VR e AR que ela está promovendo, todos os sensores necessários para tracking preciso já estão no aparelho, sem necessidade de sensores externos que devem ser colocados no ambiente como as soluções concorrentes.

Os controles possuem vários LEDs que o próprio headset usa para rastreá-los, e quando estão na visão da câmera presente nos headsets oferecem precisão menor que 1mm de rastreamento. Para permitir rastreamento fora da visão do headset os controles são equipados com uma unidade de processamento e sensores de localização. Os sensores não oferecem um mapeamento tão preciso fora da visão da câmera, mas a unidade de processamento realiza cálculos de Inverse Kinematics para que a posição determinada a partir dos sensores seja próxima da real. Segundo a Microsoft o sistema consegue garantir um rastreamento relativamente preciso mesmo com as mãos fora do campo de visão da câmera por tempo suficiente até que eles novamente estejam em vista e possam voltar a ser rastreados com precisão absoluta.

Apesar da plataforma de Mixed Reality da Microsoft não ser voltada exclusivamente para jogos como nas outras soluções para VR, a equipe do Xbox auxiliou o design do controle, garantindo que ele fosse ergonômico e preciso para se usar em jogos. Alex Kipman da Microsoft, responsável pela Kinect, Hololens e agora a Mixed Reality Platform afirmou que veremos mais sobre jogos em VR e AR a respeito da plataforma da Microsoft nessa E3.

A Microsoft não revelou o preço dos controles separadamente, mas a Acer terá um kit com um headset e os controles por 399 dólares no final de ano.