Microsoft usará IA para ajudar os jogadores pela xCloud

A Microsoft está olhando para o streaming como o futuro dos jogos Xbox e Windows com o xCloud. A novidade é que a empresa também está aparentemente trabalhando duro em IA (Inteligência Artificial) e um novo relatório aponta para a Microsoft estar planejando uma ponte entre os dois para permitir que os jogadores passem entre jogos e plataformas sem tempo de inatividade ou espera. Terminou uma sessão no seu PC e deseja experimentar outro título no Xbox? Não tem problema, basta ir ao seu console e continuar de onde você parou.

Conforme relatado pelo Windows United, as novas tecnologias que a Microsoft pode revelar e usar podem permitir que os jogadores aproveitem os sistemas de nuvem aprimorados por IA que antecipam os jogos que os jogadores irão jogar em seguida e os títulos de preparação em avançado. Aqui uma citação da patente:

“Embodiments of the present invention allow players to instantly access games and begin playing via an online service. To make the games available immediately, an online service keeps instances of games in active memory waiting for a player to be added. The game instances running in active memory are not tied to a player profile or an I / O channel of a game client. Once the player requests a game, the player profile of the player is loaded into the running game instance and an I / O channel is mapped by the game client to the game instance. From the player’s point of view, the preinstalled game instances allow the player to navigate from game to game with very little delay. To optimize the use of server-side resources.”

Em uma tradução livre:

“As formas de realização da presente invenção permitem aos jogadores acessar instantaneamente a jogos e começar a jogar através de um serviço online. Para disponibilizar os jogos imediatamente, um serviço online mantém instâncias de jogos na memória ativa esperando que um jogador seja adicionado. As instâncias do jogo em execução na memória ativa não estão vinculadas a um perfil de jogador de C / S um canal de um cliente de jogo. Assim que o jogador solicita um jogo, o perfil do jogador é carregado na instância do jogo em execução C / S um canal mapeado pelo cliente do jogo para a instância do jogo. Do ponto de vista do jogador, as instâncias de jogo pré-instaladas permitem que o jogador navegue de jogo em jogo com muito pouco atraso. Para otimizar o uso de recursos do lado do servidor.”

Pense nisso de forma similar em como o Netflix funciona, que é o que a Microsoft pretende transformar o Xbox Game Pass: Você terminará de jogar um título e se desejar experimentar outro, o serviço antecipará esse movimento, fazendo com que sua navegação “flua” ao invés de ficar travando com engasgos ou lenta enquanto você vai escolhendo de fato o que quer e dessa forma você poderá trocar de forma quase perfeita e fornecendo uma liberdade tão extraordinaria que pode se tornar o novo pardrão do futuro, mas é claro que tudo depende também da sua conexão de internet, pois se for lenta as imagens vão demorar mais para carregar ou o sistema para lhe responder com eficácia.