Na véspera da E3 Microsoft Game Studios passa por uma pequena reestruturação interna

Microsoft Game Studios é a publisher pela qual q Microsoft publica todos os seus jogos no Xbox One e PC. Os seus estúdios 1st Party como 343, Turn 10 e Rare fazem parte dessa publisher, assim como outros programas como o ID@Xbox e o Xbox Global Publishing.

Hoje acidentalmente a microsoft mudou o site da MGS indicando uma suposta rebranding do estúdio, mas a confusão já foi esclarecida, porém de fato ocorreram mudanças na Microsoft Game Studios.

Até recentemente Shanon Loftis era a diretora da publisher e responsável por todo o conteúdo publicado pela Microsoft, cargo ocupado por Phil Spencer quando o Xbox One foi lançado, que envolvia os estúdios 1st Party assim como a parceria com jogos desenvolvidos externamente como Sunset Overdrive e Quantum Break. Agora os estúdios 1st Party irão reportar diretamente com Phil Spencer, enquanto a Shanon Loftis irá cuidar do Global Publishing, ou seja das parcerias externas da Mircrosoft.

Além disso, no começo da geração havia um foco em publicar apenas jogos em que a Microsoft assumisse a franquia, ou de franquias já existentes da Microsoft como Killer Instinct. Apenas alguns poucos jogos como Ryse e Sunset Overdrive foram publicados sem que a Microsoft tivesse controle da propriedade. Agora não haverá mais essa restrição e a Microsoft voltará a publicar jogos mesmo os que não tem a propriedade intelectual como fez na geração passada com Gears of War com a Epic e Mass Effect com a Bioware.

Com a chegada da E3 é definitivamente um movimento interessante, vamos aguardar o que tem por aí.